segunda-feira, dezembro 19, 2005

Ideias e Convicções acima de tudo!

A moção de estratégia global subscrita pela CPD de Aveiro, Mesa do Congresso Distrital de Aveiro e Mesa do Plenário Distrital de Aveiro não conseguiu impor-se no Congresso Nacional com a pior organização de sempre da JP, realizado em Bragança.

Contudo, as nossasideias e as nossas convicções não sofreram qualquer crítica. Nem tão pouco uma menção menos elogiosa. Antes pelo contrário. Muitas foram as vozes que diziam em tom baixo e discreto - não fossem as paredes ouvi-los - "a vossa moção é a melhor" ou "a moção do Diogo é sem duvida a melhor redigida" ou mesmo "é a única com ideias concretas". E estas vozes surgiam de apoiantes declarados de outras moções, pelo que são opiniões não enviezadas e insuspeitas.

Não obstante, as nossas ideias não conseguiram impor-se aos canticos e aos discursos vazios mas inflamados. O que me deixa por um lado triste, mas por outro com uma sensação muito agradável de dever cumprido, com distinção. Deixa me triste porque apesar do espírito do regulamento do congresso ser o de se votar em ideias e projectos para a JP, as melhores ideias e o melhor projecto apesar de não sofrido críticas algumas, não vingou. Não teve apoio suficiente nas alturas decisivas.

Custa-me ver que NA NOSSA JP se troca IDEIAS por LUGARES. E isto não é mais senão uma copia do que se passa nas outras juventudes partidárias e algo que tanto combatemos. Venceu o vazio de ideias, mas que oferecia lugares a quem conviesse. Perderam as ideias, os valores e as convicções, porque convicções não se sujeitam a estes jogos, porque os valores não permitem estas atitudes. Assim, a NOSSA JP vai mal. Continua mal. Representar a JP é uma honra, mas ser representado por este tipo de pessoas, causa alguma vergonha.

Mas nós em Aveiro defenderemos os valores por que nos batemos ontem, hoje e sempre! Desejo obviamente as maiores felicidades a esta nova CPN na condução da NOSSA JP. Todavia, o capital de confiança que tenho nessa mesma CPN leva-me a crer que pouco ou nada do estava mal irá mudar. Antes pelo contrário, o cenário indica que o futuro não será dos mais brilhantes...

Uma palavra aqui de enorme respeito e admiração pela coragem do Filipe Almeida Santos, por ter avançado, por nunca ter recuado, por defender ideias, por ter uma elevação intelectual notável. Honrou e muito o apoio que recebeu e recebe de Aveiro!

Para terminar, queria apenas realçar que esta é a primeira CPN da JP em muitos muitos anos sem nenhum representante do distrito de Aveiro. Isto para além de sintomático é ofensivo à capital da democracia-cristã em Portugal. Mas também não deixa de ser verdade que esta direcção nacional dificilmente conseguiria algum representante de Aveiro para incluir nos seus quadros. Nós temos convicções e ideias que não estão e jamais estarão à venda!

Não vencemos, mas mantivemos a nossa honra, os nossos valores. Saímos de cabeça bem erguida.

VIVA AVEIRO!
VIVA PORTUGAL!